top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Loana Heuko

Síndrome do Intestino Irritável, o que é!

Seu horário de saída para trabalhar depende do funcionamento do seu intestino?

Você passa por situações de "apuro"  ou desconforto em casa de amigos ou restaurantes  dependendo do que você come?

Provas, reuniões, eventos alteram sua rotina porque você não sabe o que acontecerá com seu intestino em situações de estresse?


Você está sendo vítima do seu INTESTINO!!


Se você respondeu sim a estas perguntas você é uma das milhares de pessoas que sofre com a síndrome do intestino irritável!


A síndrome do intestino irritável (SII) é uma desordem crônica, altamente prevalente, cerca de 12% da população no Brasil, mas acredita-se que cerca de 30% destes pacientes não buscam por auxílio, o que impacta enormemente na qualidade de vida destas pessoas levando ao desânimo, isolamento, frustrações e até isolamento social...


A SII ocorre por alteração da função do eixo cérebro-intestino, onde existe um desequilíbrio na "conversa" entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso entérico (SNE- que é o sistema nervoso do próprio intestino- não esquecendo que este é o nosso segundo cérebro!), alterando a parte motora, de sensibilidade e de secreção!


Como sintomas o paciente apresentará principalmente dor abdominal e alterações nos hábitos intestinais, incluindo diarréia e/ou constipação sem causa definida.


Vários são os fatores que podem desencadear estas crises debilitantes: consumo de determinados alimentos, alterações hormonais (ciclo menstrual), estresse, infecções, mudança de rotina, baixa autoestima, necessidade de aprovação social e doenças psiquiátricas (transtorno de ansiedade generalizada, transtornos de humor, transtorno do pânico e abuso de substâncias psicoativas).


Diagnóstico??? Como é feito???


Clínico, no consultório, após uma consulta e uma avaliação completa o diagnóstico é realizado, e alguns exames "complementares" podem ser pedidos para descartar outras situações!!


Na gastroenterologia funcional os pilares do nosso tratamento consistem em:

🦠 cura do intestino


⛔ livrar-se de alimentos que causam inflamação crônica


☠controle das toxinas


🧘‍♀️e alívio do estresse!!



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page