top of page
Buscar
  • sergioqueiroz8

Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio funcional que afeta uma grande proporção da população em todo o mundo. 


Fatores genéticos e epigenéticos, sistemas nervoso e endócrino relacionados ao estresse, desregulação imunológica e o eixo cérebro-intestino parecem ser fatores contribuintes que predispõem os indivíduos à SII. Além da hipersensibilidade alimentar, foi sugerido que toxinas e eventos adversos na vida, infecções crônicas e microbiota intestinal disbiótica desencadeiam os sintomas da SII em conjunto com os fatores predisponentes.


Devido a estas informações que atualmente temos em mãos entendemos que SOMENTE a restrição alimentar não serve como um tratamento ideal e satisfatório!


Temos que devolver a qualidade de vida destes pacientes que ficam muitos anos de suas vidas sem diagnóstico correto, as vezes sem a compreensão de sua dificuldades com esta patologia, sem entendimento até de pessoas próximas, com o julgamento de que o que passam é "coisa da cabeça" e que não tem a magnitude que realmente os sintomas  se apresentam, sabemos que as dores são incapacitantes e por vezes roubam os dias de lazer na companhia da família e amigos e por vezes retira o paciente de seu trabalho, a média é de 4 a 5 dias de perda de trabalho por mês devido as crises.


O tratamento que realizamos  no @EspaçoMedicinaInteligente envolve um auxílio ao paciente nas seguintes áreas para controle de seus sintomas:


- gerenciamento emocional - ansiedade, depressão e transtornos somatiformes, estão altamente relacionadas com a SII, os gatilhos emocionais disparam os sintomas e sendo assim controle destas situações se faz necessário!


-alimentação balanceada! Não restritiva! Pesquisar e identificar os alimentos "ofensivos" para VOCÊ! Não existe lista mágica mas sim individualização!


- atividade física - exercícios aliviam os sintomas da SII, minimizando o estresse, melhorando a função intestinal e reduzindo o inchaço!


-sono- melhorar a qualidade de sono para que este seja reparador!


Não aceite conviver com sintomas que te deixam frustrados e roubam momentos importantes da sua vida!!!


A doença é real!

Busque por informação e tratamento!

Você merece!!!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page